domingo, 3 de junho de 2012

Brewdog Punk IPA: Potência e Controle (0006)

Uma não tão antiga propaganda da Pirelli, fabricante italiana de, dentre outros itens, pneus, lançava um slogan famoso: "Potência não é nada sem Controle". Os carcamanos tinham razão, e a prova disto são  as cervejas da Brewdog são exemplos que comprovam a tese. Essa cervejaria vanguardista e conceitual produz cervejas que são um sôco no estômago, e inovadoras.

Tais conceitos podem ser achados facilmente num exemplar da Brewdog, a Punk IPA. Para começo de conversa, a apresentação é alvissareira. A latinha vêm com um desenho surpreendentemente simples, mas bonito, com um azul céu de encher os olhos. Como, aliás, todos os vasilhames da Brewdog.



Ao ser aberta, o Aroma dominou o ambiente. O Cítrico e o Herbáceo do Lúpulo mostraram à que veio a tale cerveja. Laranja, Lima, e talvez um Maracujá residual. Para quem gosta de cervejas lupuladas, esta aqui vem bem à calhar, e o que ela mostra desde o primeiro contato. Nota-se a presença do álcool de forma intensa. Nota 7 de 10.

Servida, a Punk IPA mostrou uma espuma densa, de boa duração, branca, com bolhas de tamanho expressivo. A cor é âmbar, com turbidez média, à meio caminho entre um líqüido translúcido e opaco. Aparência lindíssima, quando no copo. É preciso muito cuidado ao servir, pois a carbonatação, apesar do transporte internacional, permanece altíssima. Acostumados à cervejas que não geram creme, podemos nos deparar com um copo composto por praticamente só espuma. Nota 4 de 5.


Ao primeiro gole, a explosão de aromas se justifica. O malte finalmente dá as caras. Parece que trava uma épica batalha contra o lúpulo para que possa ter a oportunidade de dar o ar da graça. Herbáceo e Cítrico ainda dominam o Sabor, mas desta vez divindo o palco com o Dulçor do malte. Notas de torrado aparecem ao fundo, intensificando o amargor. Sobressai-se o álcool, mas de forma muito equilibrada. Nota 16 de 20.

A carbonatação é de média para alta, o que aguça o paladar e a Sensação da cerveja. O corpo é leve, mas intenso, algo delicado, mas com alta personalidade. A textura acompanha a leveza do corpo. A forte presença do álcool e do lúpulo dão adstringência à cerveja, que também desce seca, porém refrescante. O final é levemente doce, com notas de maracujá, e duradouro, mas não enjoativo. Nota 3 de 5.


No Conjunto, a cerveja mostrou-se uma belíssima companhia. A primeira dos escoceses da Brewdog que tenho a oportunidade de degustar. Para quem gosta de cervejas lupuladas, com força no aroma e sabor, está aí uma que não pode lhes escapar. Punk é um nome altamente adeqüado para uma cerveja desta estirpe. Nota 8 de 10.

Nota geral: 3,8

Na experiência geral, o local e a companhia foram especialmente adeqüados. Degustamos a querida no Pub Garagem 23, local que será objeto de futura matéria. A companhia foi de Márcio Winter (o mais feio dos dois abaixo, vestindo camisa da Seleção Suíça de Futebol), ao som de um blues da mais alta qualidade, do pessoal da Ale Ravanello Blues Combo.


Ale Ravanello Blues Combo:


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário